Após o terramoto, a reconstrução
Após o terramoto, a reconstrução

Já se pode visitar a Ópera do Tejo virtual

Para comemorar os 257 anos do terramoto de Lisboa, que se deu justamente a 1 de Janeiro de 1755, o projecto City & Spectacle: A Vision of Pre-Earthquake Lisbon, promovido pelo CHAIA/U. Évora e implementado tecnicamente pela empresa Beta Technologies, que inclui justamente a remodelação da Ópera do Tejo, vai finalmente estar disponível.

A novidade, para além de algum extenso trabalho de alterações, feitos de acordo com novos documentos históricos que entretanto foram descobertos, assim como investigação apresentada recentemente em conferências da especialidade, teses, e semelhantes apresentações científicas, é a disponibilização dos modelos em mundo virtual ao público em geral. Até agora, por questões de constrangimentos orçamentais, não foi possível de fazê-lo.

Para o efeito foi feita uma cópia do actual modelo que está a ser alojado pela empresa israelita Kitely, que usa tecnologia compatível com a aplicação de visionamento do Second Life® cujos custos de utilização são extremamente baixos, permitindo assim que qualquer pessoa crie um avatar e possa «passear» imerso no ambiente tridimensional de uma Lisboa barroca do século XVIII que já não existe.

A visita pode ser iniciada através do seguinte link: http://bit.ly/lisbon1755 que também tem instruções precisas para a instalação e configuração da aplicação de visionamento. Também existem instruções em português.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

One thought on “Já se pode visitar a Ópera do Tejo virtual”

%d bloggers like this: