Após o terramoto, a reconstrução
Após o terramoto, a reconstrução

Egrégias igrejas

Foi exibido pela primeira vez no passado dia 19 de Dezembro, na RTP 2, e já está disponível para (re)ver na RTP Play: é o mais recente episódio (Nº 15) da corrente temporada do programa «Visita Guiada», apresentado por Paula Moura Pinheiro. Em que o local, o edifício, o monumento histórico em foco foi desta vez a Igreja e Convento do Menino Deus, em Lisboa…

… Que é, como se pode ler no texto respectivo existente no sítio na Internet da estação de televisão estatal (e corrigidos os erros decorrentes da aplicação do AO90), «uma das melhores peças do barroco português (…) (e) começou a ser edificada, a mando de um jovem D. João V, em 1711. A obra começou antes da do monumental Convento e Palácio de Mafra e terminou depois dele, em 1736, mas a sua escala mais modesta não lhe retira o lugar singular na história da arquitectura europeia. E nem só do desenho se faz a excepcionalidade da Igreja Menino Deus, a sua acústica é tão perfeita que muitos são os músicos que nela procuram actuar. Um dos raros edifícios de Lisboa que resistiu incólume ao terramoto de 1755, este património é hoje protegido por religiosas da Ordem de São José de Cluny e por uma associação cívica, que nasceu da vontade de o preservar. Uma visita guiada pelo arquitecto Fernando Jorge, pelos músicos Marta Araújo e Marcos Magalhães e pela Irmã Ludovina.»

A 17 de Dezembro, ou seja, apenas dois dias antes de serem vistos na televisão a enunciarem e a enaltecerem as características e as qualidades acústicas de uma igreja onde já actuaram mais do que uma vez, Marcos Magalhães e Marta Araújo, juntamente com os restantes elementos dos Músicos do Tejo, deram numa outra igreja – a de São Domingos, também em Lisboa – um concerto de Natal sob o mote «Do espiritual na música», com obras de Bach, Corelli, Handel, Rameau e Vivaldi, que «transporta(ram) os músicos e o público para um momento de paz, através de uma combinação de sons de extrema riqueza e profundidade».

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: