Após o terramoto, a reconstrução
Após o terramoto, a reconstrução

1 de Junho, em Lisboa…

(Transcrição do texto da notícia publicada no sítio da Biblioteca Nacional de Portugal:)

Em 2021 foi publicado pela Libreria Musicale Italiana e pelo Centro Studi Santa Giacinta Marescotti (Saggi Ruspoli), um livro sobre a obra Laudate pueri Dominum de Niccolò Jommelli (1714-1774), cuja única fonte conhecida se encontra na BNP (F.C.R. 549). 

Trata-se de manuscrito autógrafo de uma monumental obra para 4 coros (16 vozes) e baixo contínuo (3 órgãos). Por lhe faltar o primeiro caderno, onde estava originalmente registado o nome do autor, o título e o ano de composição, além da instituição a que se destinou, a obra permaneceu num limbo anónimo durante mais de cem anos.

Através de estudos caligráficos comparativos, realizados por António Jorge Marques, foi possível atribuir a autoria desta obra a Niccolò Jommelli que, à data da sua morte, foi considerado um dos maiores compositores vivos.

Destinada à Basílica de São Pedro, em Roma (1750), esta obra é única no contexto da produção policoral sacra de Jommelli. Além de ser a obra de estreia do compositor na basílica vaticana, as soluções policorais aí contidas demonstram um alto grau de experimentação por Jommelli, então recém-contratado como maestro assistente dessa instituição. Nela, o compositor utilizou dois coros colocados no varandim por baixo da grande cúpula da Basília de São Pedro, a uma distância de cerca de 53 metros dos coros colocados junto ao altar.

Esta edição tem a sua génese na menção especial que o ensaio incluso ganhou no 6.º Concurso Internacional de Estudos Musicológicos Príncipe Francesco Maria Ruspoli – Vignanello (2014).

A pedido do editor, Giorgio Monari, e a fim de recuperar este precioso património possibilitando o estudo aprofundado pelos especialistas e dando-o a conhecer ao público amante de música, a segunda parte do livro inclui a reconstrução e edição crítica do Laudate pueri Dominum.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: